Ação vinculada - “PalavrAação:
estratégias da ação pedagógica em espaços de brinquedos e brincadeiras”,
destina-se à formação continuada de profissionais da Educação Infantil em
instituições públicas e conveniadas, com o objetivo de desenvolver uma
“formação na ação”, tomando como ponto de partida as estratégias da ação
pedagógica (observação, planejamento e avaliação) na consolidação de espaços
destinados aos brinquedos e às brincadeiras existentes nas instituições
parceiras.
A justificativa desta ação prende-se
com uma explicitada preocupação que as instituições de Educação Infantil
sistematicamente têm anunciado sobre as dificuldades que encontram na
organização de espaços como “brinquedoteca” e outros “espaços lúdicos”
(bibliotecas, hortas, jardins, cantos temáticos, áreas circunscritas, etc.).
Metodologicamente, a ação dar-se-á nos
contextos das instituições, problematizando teoricamente as funções pedagógicas
e políticas destes espaços, ao mesmo tempo em que se efetiva o seu planejamento
e a sua organização, tendo em vista a produção das culturas infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário