PalavrAação: estratégias da ação pedagógica em espaços de brinquedos e brincadeiras

Ação vinculada - “PalavrAação: estratégias da ação pedagógica em espaços de brinquedos e brincadeiras”, destina-se à formação continuada de profissionais da Educação Infantil em instituições públicas e conveniadas, com o objetivo de desenvolver uma “formação na ação”, tomando como ponto de partida as estratégias da ação pedagógica (observação, planejamento e avaliação) na consolidação de espaços destinados aos brinquedos e às brincadeiras existentes nas instituições parceiras. 

A justificativa desta ação prende-se com uma explicitada preocupação que as instituições de Educação Infantil sistematicamente têm anunciado sobre as dificuldades que encontram na organização de espaços como “brinquedoteca” e outros “espaços lúdicos” (bibliotecas, hortas, jardins, cantos temáticos, áreas circunscritas, etc.).


Metodologicamente, a ação dar-se-á nos contextos das instituições, problematizando teoricamente as funções pedagógicas e políticas destes espaços, ao mesmo tempo em que se efetiva o seu planejamento e a sua organização, tendo em vista a produção das culturas infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário