Formação de Educadores Brinquedistas

Curso de Formação de Brinquedistas (biênio 2018-2019)

A partir de 2018, os Programas de Extensão da UDESC passaram a ser bianuais. Razão de ser da publicação constar o biênio - 2018/2019.

Tema do Curso: Jogos Cooperativos

1 - Apresentação:

Os Jogos Cooperativos conferem uma experiência lúdica e vivencial que nos liga a espontaneidade. Eles provocam a expansão de nossas percepções de convivência e interdependência. Percebemos, a partir dos jogos cooperativos, outras possibilidades de fazer juntos, não contra, mas com o outro. Eles são por essência inclusivos.

A maneira como jogamos remete a forma como estamos em todos os espaços de relacionar que pertencemos, como cita Fábio Brotto (1999, p. 16) "eu jogo do jeito que vivo e vivo do jeito que jogo". O jogo onde enxergamos o outro como ele mesmo, que se estabelece um diálogo relacional, permite ao indivíduo sair de si para ir ao encontro do outro, sendo capaz de se auto organizar e se transformar contínua e positivamente. Isso não significa se invalidar em função do outro, mas reconhecer e acolher, respeitando as diferenças e divergências presentes em cada um de “todos” nós, visto que os jogos cooperativos têm servido como um caminho para a promoção de atitudes humanas que propiciam o bem-estar pessoal e coletivo. (BROTTO, 2013. P.114).

Temos como propósito explorar os Jogo Cooperativos como uma Visão-Ação (filosofia-pedagogia) promovendo a ética da cooperação. Mostrando a riqueza do jogo na formação do ser humano, e para tal utilizamos alguns enfoques projetados sobre o jogo por Friedmann (1996).

● Sociológico: Influência do contexto social no qual os diferentes grupos de crianças brincam;

● Educacional: Contribuição do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança;

● Psicológico: Utilizado para perceber as emoções e personalidade de quem joga;

● Antropológico: O jogo refletindo nos costumes e na história das diferentes culturas;

● Folclórico: Analisando o jogo como expressão das diversas gerações, e de como é transmitido através dos tempos;

● Filosófico: Quais valores humanos estão presentes ou ausentes no jogo.

Entendemos que quando jogamos cooperativamente percebe-se uma modificação da estrutura dos jogos e das regras, criando assim possibilidades de inclusão e participação, podendo iniciar uma transformação nas atitudes pessoais e de relacionamentos. O jogo tem um papel muito importante no processo ensino-aprendizagem.

Considerando nossa sociedade, ainda tão marcada pela lógica competitiva e que insiste em naturalizar a competição, a relevância de uma abordagem como a dos Jogos Cooperativos está no fato de:


• Ser uma jornada de realização exterior para promover a transformação interior da pessoa e do grupo;

• Inspirar o desenvolvimento do “melhor” em cada um, ao invés do “ ser melhor” que todo mundo;

• Restaurar a dimensão do humano nas relações sociais e profissionais;

• Aprofundar a compreensão sobre o conceito e dinâmica da cooperação e competição como processos de interação social e fenômenos culturais;

• Favorecer o despertar do que é mais genuíno nas pessoas, grupos, comunidades e organizações;

• Encorajar a nossa atuação colaborativa no mundo, contribuindo para a geração do bem estar comum.

2 - Objetivo geral: 

O objetivo do curso é vivenciar de forma lúdica diferentes tipos de jogos cooperativos a partir da prática e do aprendizado de atividades para a criação de ambientes de cooperação e fortalecimento das relações nos espaços de aprendizagens, fundamentadas em uma perspectiva sistêmica e complexa.  

2.1 - Objetivos específicos:

a.               Promover a interação e integração entre os participantes;

b.               Demonstrar como criar um ambiente de paz e cooperação;

c.                Abordar questões sobre a temática elencadas pelos participantes;

d.               Apresentar e vivenciar alguns jogos cooperativos;

e.            Estimular a reflexão e o diálogo colhendo as percepções e descobertas que os participantes terão durante o desenvolvimento do curso.

3 - Resultados esperados:

Ao final da oficina esperamos que os participantes tenham:

a.               Vivenciado, aprendido e cocriado alguns Jogos Cooperativos;

b.               Conhecido práticas que promovem a interação e integração de grupo;

c.                Percebido a capacidade e o potencial que os Jogos Cooperativos possuem para criar um ambiente de paz e cooperação em um grupo;

d.               Esclarecido suas dúvidas, reunido e assimilados suas principais percepções, aprendizagens e descobertas sobre os Jogos Cooperativos.


4 - Público alvo: 

Este curso é destinado à professores e professoras da rede pública da educação infantil e anos iniciais, educadores e educadoras de ONG’s e estudantes de graduação em Pedagogia.

5 - Vagas e carga horária do curso:

Será disponibilizado para esse curso um total de 70 vagas.

A carga horária total do curso será de 20 horas que contemplará abordagem teórica e prática.

Tabela resumo:

ITEM
TOTAL
Vagas
70
Turmas
1
Horas de curso 
20

6 - Encontros presenciais:

Das 20 horas da carga horária total, 16 horas serão presenciais a serem desenvolvidas na forma de 2 encontros presenciais distintos de 08 horas cada, no horário das 08:30 as 12:00 e das 13:30 as 18:00. 

Tabela resumo:

ITEM
TOTAL
Encontros presenciais do curso
2
Horas por cada encontro presencial
Horas presenciais do curso
16 

7 - Atividade a distância:

Após a realização do primeiro encontro presencial, será reservado aos participantes 4 horas de atividades à distância. Essa atividade consiste em os participantes serem desafiados a praticarem com os educandos da instituição em que trabalham o que aprenderam no primeiro encontro do curso. Para tal, disponibilizaremos aos participantes um material de orientação sobre jogos cooperativos, em formato digital, que servirá de material de apoio. No segundo encontro do curso essas experiências serão resgatadas e abordadas em um determinado momento por meio de um material escrito, além de compartilhamentos, reflexão e análise coletiva a fim de colher os aprendizados e fortalecer a compreensão e apropriação do conhecimento sobre a aplicação dos Jogos Cooperativos. 

8 - Metodologia:

Por ser um curso que mescla a teoria com a prática desenvolveremos nosso percurso por meio da Pedagogia da Cooperação, que se apresenta em 07 práticas capazes de promover espaços de cooperação em qualquer ambiente de aprendizagem, convidando os educadores a serem parte de um círculo virtuoso de vivência colaborativa, de tomada de decisão e desenvolvimento cooperativo.  

Por meio delas que será possível: 

- Apresentar as regras e a mecânica dos jogos.

- Jogar, observando o tempo necessário para o jogo, criando um ambiente acolhedor e seguro.

- Processar os jogos, reunindo os participantes em grupos para permitir um diálogo sobre o que foi vivenciado e como está relacionado com o seu contexto de educador.

As 7 práticas da Pedagogia da Cooperação são: 

Prática 1 – Fazer Con-Tato (Contato)

Prática 2 - Estabelecer Con-Trato (Contrato)

Prática 3 – Compartilhar In-Quieta-Ações (inquietações)

Prática 4 – Fortalecer Alianças e Parcerias 

Prática 5 – Reunir Soluções Com-uns (Comuns)

Prática 6 – Elaborar Projetos de Cooperação 

Prática 7 – Celebrar o VenSer (Vencer + Vir a ser)

Além das 7 práticas o desdobramento da Pedagogia da Cooperação é permeada também pela a seguinte tríade:

- Procedimentos: Círculo e o Centro, Ensinagem Cooperativa, Do+Simples p/ o + Complexo, Ser Mestre-e-Aprendiz, Começar e Terminar Juntos, Sem pressa e nem pressão. 

- Processos: Danças Circulares, Diálogo, Processos Circulares, etc. 

- Princípios: Co-Existência, Com-Vivência, Cooperação, Comum-Unidade (comunidade).

9 - Conteúdo:

Os jogos cooperativos relacionam conhecimento e experiência, oportunizando a cultura da colaboração e da paz que pode ser vivenciada de maneira integral, dinâmica e orgânica, por todos e para todos sem exceção. Possibilita que cada um seja realmente o que é, com tudo o que podemos ser coletivamente.

Para vermos isso de perto neste curso, estamos propondo abordar os seguintes tópicos de conteúdo no tempo de dois encontros distintos:


Encontros 
Conteúdo

Primeiro
- Do paradigma da Cooperação para a consciência da cooperação;
- Definição e conceito de jogos cooperativos;
- As 4 categorias de jogos cooperativos: Jogos semicooperativos, Jogos de inversão, Jogos de resultado coletivo e Jogos cooperativos sem perdedores.

Segundo
- O poder transformador dos Jogos cooperativos na educação;
- Co-criação Jogos Cooperativos para inovar nos espaços de aprendizagem;
- Indicadores de Transformação.

Das 16 horas presenciais totais do curso, 12 horas serão destinadas às atividades práticas e 4 horas de apresentação e discussão teórica. As 4 restantes serão reservadas a atividade a distância conforme está descrito acima no subtítulo 7.

10 - Recursos materiais necessários:

- Datashow

- Aparelho/caixa de som potente 

- Folhas A4

- Cartolinas ou folhas de flipchart

- Canetinhas

- Giz de cera

- Cadeiras sem braço

11 - Facilitadores do curso:

Leonardo Dutra Guedes

Graduado em Pedagogia, com especialização em Orientação Pedagógica pela UFSC e pós-graduado em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE, de Santos (SP). Atua como consultor em desenvolvimento humano relacionado a promoção da Cultura de Cooperação, Cultura da Paz e Práticas Pedagógicas Transformadoras pela empresa ECOOA-Desenvolvimento Cooperativo, da qual é co-fundador. Em 2015 no Instituto Elos (SP) concluiu a formação “Guerreiros Sem Armas”. Leonardo sonha com um mundo mais colaborativo e acredita na força da educação para uma transformação de um melhor mundo, para todos.


Luiz Gabriel Angenot

Consultor em desenvolvimento humano, relacionado a questões como resolução de conflitos, promoção da cultura da cooperação e de paz. Graduado em licenciatura em geografia (2003, UFSC), está envolvido há 19 anos no campo da educação, onde trilhou caminho na área dos projetos sociais como educador e gestor. Durante essa trajetória buscou realizar uma prática emancipadora que promovesse o empoderamento, a autonomia e o espírito colaborativo nos educandos e nos colegas de trabalho.

13 - Referências: 

BROTTO, Fábio Otuzi. Pedagogia da Cooperação: Cultivando um mundo onde todos podem VenSer juntos. Florianópolis: Texto preliminar preparado para servir como base de estudo na Pós-graduação em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas, 2014.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.


14 - Bibliografia: 

BROTTO, Fábio Otuzi. A Pedagogia da Cooperação: Construindo um mundo onde todos podem Venser. Florianópolis: Projeto Cooperação – Comunidade de Serviços, 2011.


BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4.ed. São Paulo: Palas Athena, 2013.


CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação, Cultrix, 1982.


DECOVE, Jim. Manual de Jogos Cooperativos. 2º edição. Santos-SP: Projeto Cooperação, 2002.


FERNÁNDEZ, Javier. Atividades e Jogos cooperativos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.


ORLICK, Terry. Vencendo a competição, 1 ed. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.


ROSEMBERG, Marshall. Comunicação não violenta. São Paulo: Palas Athena; 2006.


SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos. 3.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.


VELÁSQUEZ CALLADO, C. Educação para a paz: promovendo valores humanos na escola através da educação física e dos jogos cooperativos. Trad. Maria R. B. de Veiga. Santos, SP: Projeto Cooperação, 2004.

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CURSO MÓDULO AVANÇADO 

BRINQUEDOTECA: Espaços e interações

Prof. Me. Liana Cristina Pinto Tubelo

Primeiro encontro presencial – 10 de agosto de 2018.

TURNO MANHÃ: 10h

O brincar: memória lúdica – construção de histórias, diferença entre fantasia e imaginação. 

O despertar das memórias, da atenção, das percepções e do pensamento. A linguagem da cor e as demais linguagens da criança. As quatro motricidades e sua hierarquia no desenvolvimento humano.

TURNO TARDE:

Brinquedotecas e os demais ambientes educadores. Práticas e atividades lúdicas. Organização dos espaços pelo e para o olhar da criança. Campo das experiências. Introdução à linguagem do espaço – a proxemia. Atividades, construção de materiais e propostas de projeto.

IMPORTANTE:

O cursista deverá levar para o curso um objeto de cheiro que lembre sua infância, um brinquedo que fez parte de sua infância, conjunto de pedras naturais de diferentes tamanhos (pedras de rio, de praia – conjunto de 10 a 15 pedras), levar caneta errorex, canetinhas, cola, tesoura e régua.

MÓDULO ONLINE: 20h

Proxemia: a linguagem dos espaços, o processo de inclusão começa no ambiente, espaços e interações, brincar é aprender? Como isso acontece? Espaços internos e externos. Observação e registro. As diretrizes nacionais de educação infantil e as Bases Curriculares oferecem o norte para a organização de espaços. Produção dos materiais conforme projeto de ambiente.

 Elaboração do projeto de espaços na brinquedoteca respeitando os princípios da proxemia e inclusão na aprendizagem.

Segundo encontro presencial: 05 de outubro de 2018 – 10h

TURNO MANHÃ:

Abordagem neuropsicológica e psicomotora na organização dos ambientes. O que é um ambiente preparado para se comunicar com a criança? Reforçando: as cem linguagens da criança. Arte, pesquisa e ludicidade. Atividades práticas e teóricas.

IMPORTANTE: Trazer folhas secas naturais de árvore e galhos, contas de vidro ou plástico que imitam cristais, fio de nylon, tesoura, botões.

TRAZER O MATERIAL LÚDICO CRIADO DURANTE O MÓDULO ONLINE.

TURNO TARDE

Análise neuropsicológica e psicomotora do brinquedo ou material lúdico. Como projetar ambientes na brinquedoteca. Princípios e rituais que respeitam o ritmo da infância. Práticas e atividades lúdicas. Seminário final.

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Caras/os colegas,


Após um final de semana movimentado e de muita aprendizagem, cabe a nós da organização, expressar nossa gratidão a cada uma/um de vocês que confiou em nosso trabalho e se dispuseram também a buscar uma educação cujo brincar seja fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. 


Agradecemos em especial a professora Liana, que nos presenteou com seus conhecimentos e experiências.

Ao Frei Justino, que nos cedeu o espaço da Paróquia Santíssima Trindade, gesto que mostrou-se de suma importância para que pudéssemos formatar as horas presenciais do curso tal como ocorreu.

E por fim mas não menos importante, a Berenice Queiroz que nos brindou com a belíssima exposição "Brincadeira de Criança".


E este foi só o começo, as atividades e o aprendizado se estenderão à plataforma moodle, fiquem atentas/os a seus e-mails que logo serão enviadas as instruções de acesso e continuidade do curso.


Com carinho e gratidão,

Equipe de Trabalho.


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Inscrições encerradas!



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Curso de Formação de Educadores Brinquedistas - 2017

É Obrigatório 100% de Frequência nos Encontros Presencias.Encontro Presencial:

Data: 01 de setembro/2017 (sexta-feira)  e 02 de setembro (sábado)

Sexta-feira: 18h às 22h 

Sábado: 8h30min. às 12h e 13h30min. às 18h

Local: Auditório da paróquia Santíssima Trindade - Trindade - Florianópolis. 

Endereço: Praça Santos Dumont, 94 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-000

Estacionamento no local

CURSISTAS: trazer para o curso

Tesoura;

Canetas hidrocor;

Cola e fita adesiva;

3 bolas de gude.


Entre em contato com a equipe pelo e-mail:

lalufaed@gmail.com

Telefone: (48) 3664-8525 (LALU) ou (48) 3025-6772 (Paróquia).

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INSCRIÇÕES ABERTAS!



Para se inscrever no Curso de Formação de Educadores Brinquedistas - 2017 acesse o link e preencha o formulário. Então é aguardar a confirmação de inscrição.

Encontro Presencial:

Data: 01 de setembro/2017 (sexta-feira)  e 02 de setembro (sábado)
Sexta-feira: 18h às 22h 
Sábado: 8h30min. às 12h e 13h30min. às 18h

Local: Auditório da paróquia Santíssima Trindade - Trindade - Florianópolis. 
Endereço: Praça Santos Dumont, 94 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-000
Estacionamento no local

CURSISTAS: trazer para o curso
Tesoura;
Canetas hidrocor;
Cola e fita adesiva;
3 bolas de gude.

Entre em contato com a equipe pelo e-mail:
lalufaed@gmail.com

Telefone: (48) 3664-8525 (LALU) ou (48) 3025-6772 (Paróquia).

CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES BRINQUEDISTAS:
Coordenação da ação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete

TOTAL DE VAGAS: 100 pessoas

Oportunizar o estudo e a pesquisa sobre brinquedos, brincadeiras, materiais pedagógicos e a formação de educadores brinquedistas, promovendo interações que envolvam o brincar, o jogo e a brincadeira, visando o aperfeiçoamento da qualidade da formação teórico-metodológica do professor, tanto no que concerne à sua formação inicial, quanto no âmbito da formação continuada em serviço. Nesse sentido, a principal finalidade consiste em oferecer cursos e oficinas para a comunidade interna e externa à FAED, objetivando a compreensão do brincar como atividade sócio-cultural das crianças, além do reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos sociais; e assim, promover espaços e tempos de diálogo e expressão com as crianças e para as crianças, possibilitando um ambiente propício às manifestações criativas, críticas e autônomas. Este programa almeja ampliar o repertório teórico-metodológico dos professores no que se refere à importância da ludicidade para o desenvolvimento humano.

Cronograma de encontros presenciais e não-presenciais -  datas e ementas:

As inscrições estarão abertas a partir das 8h00min de 18 de agosto de 2017.

  • ENCONTRO PRESENCIAL

Data: 01 de setembro/2017 (sexta-feira)  e 02 de setembro (sábado)

Local: Auditório da paróquia Santíssima Trindade - Trindade - Florianópolis. 

Endereço: Praça Santos Dumont, 94 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-000
Estacionamento no local

CURSISTAS: trazer para o curso

Tesoura;
Canetas hidrocor;
Cola e fita adesiva;
3 bolas de gude.

01 de setembro de 2017 (sexta-feira)

 -Noite- Neuropsicologia do Brincar- neurônios-espelho, os neurônios brincadores. A musicalização e a brincadeira com autoria de pensamento na construção da empatia, da imitação e da teoria da mente (4h). Onde reside o Brincar? O sensorial no processo de aprendizagem e no brincar.

02 de setembro de 2017 (sábado)

Manhã- Antropologia do brincar- a história do brinquedo na filogênese do ser humano e suas implicações no desenvolvimento e aprendizagem. Conceitos sobre o brincar, interações e brincadeiras (teoria do brincar, etimologia e leis que apoiam o brincar na escola e em outras intituições, incluindo a familiar), Brincar e inclusão, organização de brinquedoteca, códigos, registros, orientação e função do brinquedista. Oficina do brinquedo (4h).

-Tarde- Teoria e prática de rituais e rotinas na mediação ludopedagógica. Exercitando no cotidiano e entendendo a fundamentação desses rituais. Ritual de linha, Jogo de borda, Fort-da, o tempo AION, KAIRÓS e CHRONOS do processo de aprendizagem da crianças, percepções sobre a cor como linguagem e interpretação da criança.
Conceitos alfabetizadores globais: Macro/micro, tridimensionalidade/ bidimensionalidade, a alfabetização e o cérebro infantil, lição dos três tempos de Edouard Seguin. (4h)

  • ENCONTRO A DISTÂNCIA: Plataforma Moodle - Online

SETEMBRO (segunda quinzena) - plataforma moodle- online- postagem do registro de observação do comportamento lúdico, seminário sobre as observações do comportamento lúdico realizadas na tarefa online de seu uso com as crianças; atividades práticas a serem realizadas e postadas na plataforma (14h)

OUTUBRO - plataforma moodle- online- A Formação lúdica do brinquedista e a organização de uma brinquedoteca, perspectivas para a sala de aula como o terceiro educador (ambiente), atividades práticas  a serem realizadas e postadas na plataforma. Apresentação dos brinquedos produzidos na atividade online. Diferenças entre brinquedos, jogos, atividades lúdicas e materiais de desenvolvimento humano. (14h)
   

Obs: No trabalho da plataforma online teremos tarefas a serem realizadas e postadas como texto, observações de comportamento lúdico com protocolo de observação e também produção de materiais que deverão ser postado através de imagens, manuseio dos materiais pelas crianças, com postagem de imagens das experimentações. Teremos também leituras importantes pelas quais serão solicitadas resenhas e debates virtuais sobre os temas abordados.
   
Para se inscrever clique aqui!

Abraços lúdicos,
Prof. Ms. Liana Cristina Pinto Tubelo


CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES BRINQUEDISTAS:
Coordenação da ação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete

TOTAL DE VAGAS: 60 pessoas

     É importante destacar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil indicam que as práticas pedagógicas neste âmbito sejam orientadas pelas interações e pelas brincadeiras. Pensando nisso, teremos um Curso de Formação para Educadores Brinquedistas. A exemplo dos Ciclos de Formação, contamos com a participação de profissionais da ABBRI – Associação Brasileira de Brinquedotecas.
     Contará com a presença da Profª. Ma. Liana Cristina Pinto Tubelo, licenciada em Educação Física, Mestre em Educação, Especialista em neuropsicologia e Ciência do movimento humano; É Brinquedista pela ABBri e representante do núcleo ABBri em Capão da Canoa – RS.
     O curso de Formação para Educadores Brinquedistas buscará promover de forma teórica e vivencial a sensibilização dos participantes a respeito da importância do brincar e da brincadeira nos contextos escolares e não escolares. Além disso, tratará da importância da postura do educador brincante nos processos de ensinar e aprender na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental como forma de promover a ampliação do repertório lúdico, a apropriação e a recriação da cultura pelas crianças.
    Desta forma são propostos módulos presencias e a distância, totalizando 40 horas que abrangerão as seguintes ementas e datas:


DATAS, EMENTAS E PROGRAMAÇÃO 

1º ENCONTRO PRESENCIAL 
Data: 12 de agosto/2016 (sexta-feira) 
Local: Sala 210 – FAED/UDESC (antigo auditório) 
Programação:

Manhã: 9h às 12h

Ementa: Antropologia do brincar - a história do brinquedo na filogênese do ser humano e suas implicações no desenvolvimento e aprendizagem.

Tarde: 14h às 19h

Ementa: Neuropsicologia do Brincar - neurônios-espelho, os neurônios brincadores. A musicalização e a brincadeira com autoria de pensamento na construção da empatia, da imitação e da teoria da mente.
Carga horária: 8 horas

ENCONTROS A DISTÂNCIA: Plataforma Moodle – online 

AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO/2016

Atenção: data a marcar entre ministrante e cursistas para a emissão do material de estudos.

AGOSTO

Ementa: Conceitos sobre o brincar, interações e brincadeiras (teoria do brincar, etimologia e leis que apoiam o brincar na escola e em outras instituições, incluindo a familiar).
Carga horária: 10 horas

SETEMBRO 

Ementa: A Formação lúdica do brinquedista e a organização de uma brinquedoteca e perspectivas para a sala de aula como o terceiro educador (ambiente).
Carga horária: 10 horas

OUTUBRO 

Ementa: Fundamentos psicológicos e neuropsicológicos para a construção de materiais lúdicos, análise prática e observação do comportamento lúdico infantil, oficina do brincar.
Carga horária: 4 horas

2º ENCONTRO PRESENCIAL 
Data: 04 de novembro/2016 (sexta-feira) 
Local: Sala 210 – FAED/UDESC (antigo auditório) 

Programação:

Manhã: 9h às 12h 

Ementa: Seminário de apresentação dos materiais lúdicos e as observações realizadas de seu uso com as crianças. Diferenças entre brinquedos, jogos, atividades lúdicas e materiais de desenvolvimento humano. Retomada de alguns conceitos trabalhados nos encontros online e práticas, contextualizando-os. 

Tarde: 14h às 19h

Ementa: Teoria e prática de rituais e rotinas na mediação ludopedagógica. Exercitando no cotidiano e entendendo a fundamentação desses rituais. Ritual de linha, Jogo de borda, Fort-da, o silêncio no processo de aprendizagem. Conceitos alfabetizadores globais: Macro/micro, tridimensionalidade/bidimensionalidade, direcionalidade intencional dos movimentos, lição dos três tempos de Edouard Seguin.


Página Espaço Fênix Brinquedoteca (da professora Liana Tubelo) -  clique aqui
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19 comentários:

  1. Gostaria de fazer esta formação. Por favor avisar quando tiver disponível para inscrição.

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  2. Com certeza temos que participar!! Espero ser selecionada quando abrir as inscrições!

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  3. Oiieee
    Queroooo muito participarrrrr tudo de bom pelo que vi no site.
    Na torcida.. Abs

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  4. olá... como podemos fazer a inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as inscrições abrem dia primeiro de agosto e serão realizadas por meio de um formulário online.
      Logo postaremos o link
      Abs

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  5. Como posso entrar em contato com vocês ,para mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quais outras informações gostarias?
      Podes entrar em contato através do email (brinquedotecafaed@gmail.com) ou pela página do facebook "LALU FAED"
      Abs

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  6. Que pena que as inscrições já encerraram.

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  7. Parabéns a equipe organizadora do evento, que sempre é de um respeito incrível e super organizada com os participantes, desde a acolhida ao final do evento. E parabéns também a formadora profª Liana que foi de uma riqueza de conhecimento e competência que merece todos os elogios possíveis. Adorei mais essa experiência!! muito obrigada.

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    1. Obrigada, Cristiane
      Palavras como as suas nos motivam ainda mais a fazer nosso trabalho :)
      Abraços

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  8. Que privilégio poder participar de um espaço de formação com tamanha qualidade. Cada detalhe pensado pela equipe de trabalho e pela professora Liana ficaram evidentes, desde o cuidado no acolhimento, a doçura nas palavras, todas as formas que utilizaram para nos manter atentos e interessados! Parabéns ao grupo pela excelência no trabalho desenvolvido e obrigada pela oportunidade ímpar! Está sendo incrível fazer parte disso!

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    1. Obrigada, Ni <3
      Esta sendo incrível te ter conosco!
      Beijos

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  9. Foi um dia maravilhoso.... Tudo preparado com muito carinho... Desde a nossa recepção... Aos detalhes de cada momento do dia...
    As vivências desse dia só contribuem ainda mais para nossa pratica... Realmente é um injeção de idéias...
    #amei

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  10. Parabénsss a toda equipe pela oportunidade que nos foi dada... Estava tudo organizado e pensado de uma forma carinhosa... Exatamente tudo perfeito... Formadora maravilhosa... Simplicidade e autenticidade...

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  11. Gostei muito do nosso primeiro encontro! Agradeço a oportunidade!
    Acredito que toda equipe trabalhou com dedicação, a escolha da professora Liana foi muito bem feita, ela transmitiu seus conhecimentos de forma leve e inspiradora! Obrigada!

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  12. Bom dia gostaria de saber se a parte a distância do curso de formação de professores brinquedistas já foi iniciada?

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  13. O curso foi otimo...nos fez refletir sobre como estamos resgistrando/avaliando a criança...e principalmente buscar o brincar dentro de nos...

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  14. O curso foi otimo...nos fez refletir sobre como estamos resgistrando/avaliando a criança...e principalmente buscar o brincar dentro de nos...

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