Leitura no leito hospitalar

“A literatura no leito hospitalar”, cabe destacar que integra diferentes áreas do conhecimento (Pedagogia, Linguistica, Saúde). A coordenação do Programa tem buscado uma integração também com outros Centros da UDESC. Em 2016, se efetivou uma parceria com o Prof. Leonardo Piermartiri, do Curso de Música do CEART, que desenvolve o Projeto "Música para quem precisa". Os bolsistas dos dois projetos (Literatura e Música) estão produzindo histórias musicadas em parceria.

Para além dos objetivos iniciais traçados, percebeu-se a capacitação dos familiares que acompanham as crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, que, ao perceberem a empolgação das crianças, pediam sugestões de livros para continuarem a desenvolver o trabalho em casa. O trabalho foi realizado em diversas alas do Hospital Infantil Joana de Gusmão, sendo: Ala A, Ala B, Ala D, Ala E, Ala da Ortopedia, Ala da Oncologia, Setor de Queimados, Unidade de Terapia Intensiva e Isolamento.

A ação vem sendo muito bem avaliada pelo Hospital Infantil e pelo público participante (crianças e adolescentes hospitalizados e seus familiares/acompanhantes).

A continuidade do Projeto no ano de 2017 é uma solicitação do Hospital Infantil. Esta ação teve início em 2013 e vem sendo reeditada desde então.

Cabe destacar que a emergência de hospitalização da criança e do adolescente e o tempo de internação, muitas vezes, interrompem seu processo de escolarização. Desta forma, a criança em situação de doença, vivencia seus direitos à educação e saúde em condições contraditórias e conflitantes.


A legislação brasileira reconhece o direito de crianças e adolescentes hospitalizados ao acompanhamento pedagógico-educacional. A RESOLUÇÃO N° 41/1995 trata dos “Direitos da criança e do adolescente hospitalizados”, determina em seu art 9º “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do curriculum escolar durante sua permanência hospitalar”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário