Histórico

Histórico do programa

Brinquedos e Brincadeiras - Um Caleidoscópio de Ideias e Vivências.

Tudo começou em 2014
Tudo começou com uma proposta de implementação da brinquedoteca do espaço do centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED - da Universidade do Estado de Santa Catarina, visando pelo acesso das/os acadêmicas/os do curso de Pedagogia, assim como professores da Educação Básica da rede pública da grande Florianópolis e municípios vizinhos e crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
​Aqui, também, foi onde nossa grande parceria com a Oficina Cirandarte começou, trazendo outras alternativas de jogos e brinquedos educativos em todos nossos eventos.
​Foi de grande relevancia para a ensino, pesquisa e extensão, já que permitiu o aprofundamento em temáticas como brinquedos, brincadeiras, brinquedotecas e materiais pedagógicos. Por fim, buscou a amplicação do repertório teórico-metodológico das/os professoras/es no que se refere a importância da ludicidade no desenvolvimento humano.
​A princípio composto por três ações:
​"Ciclos de Formação: atividades lúdicas e suas implicações na formação humana."
"Praça de brinquedos e brincadeiras: uma oficina de vivências e possibilidades lúdicas."
"Possibilidades do Brincar: contribuições da tecnologia assistida."
Pulamos para 2016
Continuamos com o mesmo público alvo, porém aumentou nosso leque de parcerias, tendo o Centro Municipal de São José, a Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis, o Laboratório Interdisciplinar de Formação Docente do CEAD/UDESC, Serviço Social do Comércio, entre outros.
​A finalidade consistia em consolidar o projeto de implementação do Laboratório de Vivências e Elaboração de Alternativas Lúdicas – LALU, para consolidar e fortalecer o espaço de formação de educadores sensíveis às infâncias. Além de utilizar o mesmo para a consolidação da brinquedoteca, que naquele então foi recentemente inaugurada. Relembrando que a mesma é uma exigência do item "Infraestructura" da Avaliação dos cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
​Nesta edição também ampliamos nosso objetivo para alcançar a finalidade de oferecer cursos e oficinas para a comunidade interna e externa à FAED, objetivando a compreensão do brincar como atividade sócio-cultural das crianças, além do reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos sociais; e assim, promover espaços e tempos de diálogo e expressão com as crianças e para as crianças, possibilitando um ambiente propício às manifestações criativas, críticas e autônomas.
Assim como continuar contribuindo com a formação continuada de professores/as da rede pública de Educação Básica, bem como com a formação inicial das/os graduandas/os do curso de Pedagogia, mediante ciclos de formação articulados aos princípios teórico-metodológicos da ludicidade, com vistas a favorecer o planejamento e a execução de ações que envolvam o brincar fortalecendo assim a formação de educadoras/es sensíveis à infâncias; Explorar o brinquedo, o jogo e a brincadeira na busca de alternativas que possibilitem: vivências lúdicas, novos métodos, estudos, criação, elaboração de alternativas lúdicas, observações, experimentações e divulgação junto à comunidade tendo como unidade de análise a ludicidade de adultos e, sobretudo, de crianças e; Refletir sobre a função do chamado brinquedista, como profissional que interage e dialoga com a criança e que pode intervir de maneira favorável em seu processo de aprendizagem e em seu desenvolvimento.
Novamente nesta edição o programa apresenta três ações: (para maiores informações acesse aqui)
​"Ciclos de Formação: atividades lúdicas e suas implicações na formação humana." (Presente na edição anterior)
"Praça de brinquedos e brincadeiras: uma oficina de vivências e possibilidades lúdicas." (Presente na edição anterior)
"Curso de Formação de Brinquedistas: abrangência do brincar"
E chegou 2017
Mais uma vez, após darmos um novo passo para a próxima edição, nosso leque de parcerias aumentou. Desta vez entraram na lista o Centro de Artes - CEART/UDESC; o Hospital Infantil Juana de Gusmão; Espaço Fênix - Brinquedoteca de Capão da Canoa, entre outros.
​Ampliamos, ainda mis, nossas reflexões sobre a função do chamado brinquedista, este profissional que interage e dialoga com a criança e que pode intervir de maneira favorável em seu processo de aprendizagem e em seu desenvolvimento; assim como oportunizar a formação deste profissional mediante embasamento teórico e prático abrangendo a sua atuação na área educacional.
​As três ações deste ano foram:
"Curso de Formação de Brinquedistas: abrangência do brincar." (Presente na edição anterior)
"PalavrAção: estratégias da ação pedagógica em espaços de brinquedos e brincadeiras."
"Literatura no Leito Hospitalar"
Mais um biênio 2018/2019
Por primeira vez contamos com o programa em sua extensão bianual.
Novamente tivemos um aumento nas nossas parcerias, incluindo o Grupo de Pesquisa em Educação Infantil (GEDIN/FAED), o Grupo de Pesquisa Prolinguagem (FAED), Secretaria Municipal de Educação de Laguna. Núcleos de Estudos sobre Deficiências (NED/ UFSC), entre outros.
​Nossos objetivos gerais também foram ampliados, incluindo o desenvolver de formação docente na área da linguagem e do ensino da língua portuguesa. A partir das web/vídeo aulas, refletindo criticamente sobre a qualidade das intervenções dos professores em relação aos conteúdos a serem abordados, com vista ao atendimento das aprendizagens diferenciadas. Compreendendo as concepções atuais sobre as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, os problemas de escolarização, as deficiências e as possibilidades educativas numa perspectiva inclusiva.
​Buscamos promover o estudo e aperfeiçoamento no campo da linguagem e do ensino da língua portuguesa nas instituições escolares; assim como ampliar os conhecimentos sobre educação em diversas áreas (Autismo, surdez, deficiência intelectual, visual, física e altas habilidades). e discutir, criticamente, o planejamento da prática educativa para que o currículo contemple adequações necessárias para o atendimento das diferenças.
​E mais uma vez apresentamos três ações dentro do programa:
"Curso de formação de brinquedistas: abrangências do brincar." (Presente em edições anteriores)
"Adquisição da língua oral e aprendizagem da língua escrita."
"Educação Inclusiva na rede"

Edição recém-finalizada 2020-2021

O biênio 2020 - 2021 foi marcado pela pandemia da covid-19. Todas as atividades foram realizadas por Plataformas Digitais e Redes Sociais. Expandimos os acessos em nível de Brasil pois, anteriormente, o foco era somente para docentes e discentes da Grande Florianópolis. Inclusive, neste período, foi criado o canal do YouTube @LALUFAED para divulgar vídeos vinculados ao Laboratório.  

Foram apresentados quatro artigos com temas relacionados à extensão universitária, sendo todos apresentados remotamente: “EXTENSÃO, MULHERES E FORMAÇÃO DOCENTE: O RE(EXISTIR) DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA” no 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (2020); “EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA EDUCAÇÃO” no Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2020; “CONTRIBUIÇÕES LÚDICAS DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORAS E PROFESSORES” no 39º Seminário de Extensão Universitária (2021); “A Extensão em defesa dos direitos humanos: O impacto da ludicidade na educação em tempos de Pandemia” no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (2021).

 

Realizamos o Ciclo de Palestras em 2021, com 4 encontros de uma hora cada. Os temas abordados foram: “Bases neuropsicológicas no desenvolvimento infantil e humano” ministrado pela profª Me. Liana Pinto Tubelo;  "Jogos Cooperativos para quê?" ministrado pelos profs. Leonardo Dutra e Luiz Gabriel; “O cérebro e a inclusão” ministrado pela profª. Me. Liana Pinto Tubelo; “Vidas compartilhadas no ritmo do balanço” ministrado pela profª Dra. Roselete Fagundes de Aviz.

 

Seguimos apresentando as três ações durante o biênio, entre outras atividades que foram desenvolvidas: 

Ação 1: “Curso de Formação de Educadores Brinquedistas: abrangências do Brincar”;  

Ação 2: “Aquisição de língua oral e aprendizagem da língua escrita”; 

Ação 3: “Grupo de Estudos sobre Deficiência na Educação: Temática – Estudos sobre Deficiência na Educação – Modelos Teóricos de Deficiência". 


O Curso de Formação de Brinquedistas e Organização de Brinquedotecas foi realizado em 2021. Essa 3ª edição teve carga horária de 40h, dividido em 2 módulos, 8 encontros síncronos, disponibilizados pela plataforma Moodle para até 100 cursistas. Teve por objetivo oferecer elementos teóricos e práticos dentro de diferentes campos científicos, no que diz respeito à ciência do brincar e do lúdico. 

 

Realizamos o Curso on-line “Aquisição de Linguagem, Variação Linguística e Aprendizagem de Língua: uma Proposta de Ensino para Fenômenos Morfossintáticos em Variação Linguística no Português Brasileiro”, em 2021, com a presença da Prof.ª Dra. Sabrina Casagrande – UFFS, com o objetivo de abordar metodologias do ensino da língua e da escrita de forma lúdica. 

 

E ainda, em parceria com CEAD/LEDi, buscamos fortalecer as ações no que se refere a inclusão de estudantes com deficiência nos diferentes níveis e etapas do ensino, assim como potencializar a garantia de direitos em diferentes espaços sociais, mediante encontros formativos anuais, no sentido de discutir acerca  das concepções de deficiência.






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